sexta-feira, 25 de novembro de 2011

HARMONIA DE CORES

Sempre que mencionamos algum conteúdo sobre o uso adequado das cores, fazemos isso citando o uso de paletas de cores, harmonia de tons e outras teorias a respeito. É sempre importante ter embasamento teórico para entender como as cores são processadas na nossa mente, como as vemos e como elas interagem entre si. Essa teoria é fundamental para desenvolver suas próprias técnicas e enveredar nesse mundo sensacional e tão importante para nós, designers.
Além da teoria, é importante dispor de ferramentas que auxiliem você no desenvolvimento e na composição das harmonias que você imprime ao seu projeto ou layout. Essas ferramentas estão presentes em quase todos os programas que utilizamos, apesar de alguns profissionais não terem a noção exata de como funcionam. Por isso, resolvemos abordar o tema de forma específica, mostrando uma ferramenta que pode agregar em muito o dia-a-dia do designer gráfico.
Todos nós sabemos que a harmonia cromática se dá pelo equilíbrio entre as cores aplicadas ou contrastes simultâneos da cores, onde cada harmonia é chamada de acorde. Sabemos também que a harmonia perfeita na mistura das cores (cores luz ou cores primárias) é o branco total. Finalmente, sabemos (ou deveríamos saber) que quanto mais nos aproximamos do branco – na soma total das cores – mais próximos estamos do melhor contraste visual ou da melhor paleta de cores.
Mas, como faço para encontrar a harmonia ideal de cores?
Primeiro, devemos esclarecer que uma boa harmonia vai depender muito do propósito do seu trabalho, mas se você quer usar apenas duas cores, a melhor harmonia (ou acorde) é o contraste entre duas cores complementares (harmonia dissonante). Ou seja, cores dispostas  frente-a-frente no Círculo das Cores. Essas cores, somadas resulta na cor branca. Se você usar vermelho, a complementar é a ciano. Se usar azul, sua complementar é amarelo, e se a cor usada for a verde, sua complementar será a magenta. E assim como a cor base pode variar nas suas nuances, a complementar navega no sentido contrário para encontrar o equilíbrio cromático abrindo um leque de possibilidades muito grande.
Se usarmos três cores, o acorde será chamado de suplementar (harmonia dissonante) e formarão um triângulo no círculo cromático. Nesse formato, a cor base fica fixa e as duas cores suplementares se movimentam - sempre em sentidos opostos - para manter o equilíbrio. As cores suplementares podem formar acordes concordantes, acordantes ou discordantes. No CorelDraw© podemos utilizar a ferramenta Preenchimento Uniforme, existente na Caixa de Ferramentas.

 

Esse ícone abre uma ferramenta de preenchimento bem conhecida dos utilizadores do programa, divididos em três abas: Modelos, Misturadores e Paletas, sendo a aba Misturadores aquela que nos interessa para esse assunto específico.


Figura 1

A ferramenta Misturadores simula equilíbrios cromáticos para a cor base escolhida. Na figura 1, vemos a cor vermelha e sua complementar, ciano. No opção Matizes (figura 2)pode-se escolher entre os tipos de harmonias dissonantes Complementar, Triângulo 1, Triângulo 2, Retângulo e Pentágono.
Na parte inferior da ferramenta aparece a escala de tons para a harmonia e você pode escolher a variação do matiz.


Figura 2

O matiz Triângulo 2 é a opção mais utilizada quando a harmonia possui três cores, pois as duas cores do acorde estão amarradas quanto à sua posição no Círculo Cromático, e você pode movimentar uma das duas cores encontrando a harmonia perfeita para a cor base utilizada. O Triângulo 1 é ideal para você fugir um pouco dessa amar
ração e variar as nuances da harmonia, confiando na sua intuição e experiência profissional.
A opção Retângulo (Figura 3) funciona como dois conjuntos complementares independentes. Ou seja, você escolhe a cor base, a ferramenta te dá a complementar e duas dissonantes. Essas dissonantes são complementares entre si e você pode movimentá-las para encontrar a harmonia que melhor se adapte ao seu trabalho, aumentando exponencialmente a sua paleta de cores.


Figura 3

Vale ressaltar que, para cada harmonia encontrada o designer pode buscar variações de claro, escuro, quente e frio na opção Variação (Figura 3).
No Matiz Pentágono, podemos trabalhar com harmonia de 5 cores, onde existem dois conjuntos complementares. O conjunto mais externo à cor base é independente e movimenta o conjunto complementar interno à medida que percorre o Círculo Cromático. O conjunto complementar interno se movimenta independemente do conjunto externo, não afetando o equilíbrio total da harmonia.
Essa ferramenta é um excelente dispositivo para nos auxiliar no processo criativo, pois nos liberta do trabalho de buscar a figura do Círculo Cromático e criar mentalmente os conjuntos harmônicos. No entanto, como eu sempre busco aprender como funcionam as ferramentas, aprendi a desenhar o Círculo das Cores e exercitar sozinho as harmonias para compreender cada vez o processo de formação dos acordes cromáticos.
Quem trabalha com o Ilustrator, esta mesma ferramenta está disponível na guia Color Guide, opção Edit Colors. Na Régua Harmônica (Harmony Rulers) você escolhe um acorde e clica no botão Edit Colors. O programa apresenta o Círculo Cromático, semelhante ao do Corel, onde você percorre o espaço de cor usando as dissonantes para montar a sua paleta ou acorde. Um detalhe importante e mais vantajoso no Ilustrator é que o designer pode escolher diretamente no Círculo as nuances de brilho, independentemente para cada matiz. Além disso, o programa permite salvar o acorde para você fazer uso dele posteriormente. Não é nossa intenção ensinar aqui o uso da ferramenta, e sim mostrar que ela existe e porquê existe. Cabe ao designer explorar essas ferramentas sabendo que elas são imprescindíveis no auxílio de qualquer trabalho de design.
Quem quiser se aprofundar sobre teoria das cores, aconselho a ler um bom livro sobre o tema e pesquisar bastante as diversas ferramentas disponíveis. Um livro que acho fantástico (para designer e também fotógrafos) é o “Da cor à Cor Inexistente”, de Israel Pedrosa, que aborda o tema de forma científica e objetiva. Quem quiser ter em mãos uma ferramenta para manipular, adquira o Disco de Combinações e Misturas de Cores da Cecor. Peça desenvolvida especialmente para a realidade brasileira e que muito tem me auxiliado nas minhas tarefas diárias quando o assunto é cor.

Dicas/reclamações de conteúdo
Luiz Martins
luiz@martinsdesigner.com.br
www.martinsdesigner.com.br

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